
O Curso Livre de Musicalização tem como objetivo fazer com que o aluno se aproprie dos elementos fundamentais da música através do cantar e tocar. Teoria e prática andam de mãos dadas para que se possa vivenciar essa linguagem tão rica em possibilidades de forma plena.
Voltado para todas as idades a partir do Ensino Médio, é tanto uma forma de recapitular o que foi ensinado nas séries iniciais, quanto uma continuação na formação musical do aluno. Através da leitura, percepção, composição, apreciação musical e muitas outras ferramentas, o adolescente e o adulto são convidados a mergulhar no universo musical podendo escolher entre três instrumentos: o violão, o ukulele e a voz.
O curso não tem um tempo fixo de duração, mas está estruturado para que ao final de um ano letivo, desde que o aluno tenha o comprometimento necessário, adquira autonomia total em seu instrumento de preferência. Em nível básico, saberá fazer a manutenção fundamental como: limpar, trocar as cordas e afinar o instrumento. Conseguirá ler, entender e escrever em diferentes formas de notação musical, além de tirar músicas, tocar e ou cantar com mais pessoas, compor, fazer arranjos, etc...
Sou apaixonado por arte desde a mais tenra infância e lecionar veio de forma muito natural junto com o aprender. Comecei a dar aulas particulares de violão e guitarra aos dezoito anos. A formação em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM) em 2005, trouxe a multidisciplinaridade para minha prática pedagógica.
Fui estagiário e assistente de artes no Colégio Pentágono (2004) e lecionei Artes Visuais para crianças de três até seis anos na Creche São Geraldo (2005). Fui professor de musicalização e Orientação Educacional para alunos do Ensino Fundamental II na Escola Cidade Jardim – PlayPen de 2011 até 2015.
AULAS PRESENCIAIS
Aulas presenciais de violão, ukulele e canto
PLANO MENSAL:
- Preço: R$ 400,00 por mês.
- As aulas acontecem uma vez por semana e tem duração de 50 minutos.
- Não há taxa de matrícula.
- Materiais didáticos inclusos no preço.
- Plantão de dúvidas via whatsapp.
- A mensalidade possui um valor fixo independente da quantidade de semanas no mês.
- É imprescindível que o aluno tenha uma data e um horário fixo na grade de horários.
- Este plano não possui reposição de aulas caso o aluno/aluna precise faltar, ou remarcar.
- As aulas de música são ministradas presencialmente em uma sala de aula adequada para o aprendizado musical localizada a 350 metros do metrô Santa Cruz, ou online se for da preferência do aluno/aluna.
- O professor é responsável por repor todas as aulas que precisar desmarcar.
- As aulas que caírem em feriados oficiais nacionais, estaduais e municipais não possuem reposição.
- O curso possui um único recesso oficial entre os dias 20 de dezembro e 10 de janeiro.
- Períodos de férias e viagens com duração de até 1 mês devem ser avisados com pelo menos 1 semana de antecedência para que seus dias e horários sejam garantidos no período de ausência até a data de retorno.
- As cobranças são efetuadas por meio de boleto bancário, ou Pix.
DEPOIMENTOS SOBRE AS AULAS
ENTREVISTA PARA O SITE SUPERPROF
QUESTĀO 01 | 08
Há quanto tempo você possui uma paixão pela música, pelo seu instrumento preferido e/ou técnica musical?
Daniel — Meu despertar para o aprendizado musical foi aos 12 anos. Tinha muito o hábito de ouvir música, sou do tempo que os LP's estavam dando lugar aos primeiros CD's e as fitas K7 ainda faziam algum barulho por aí. Comecei com um violão antigo encostado e esquecido no fundo do armário. Minha mãe tinha se proposto a aprender a tocar, mas quando engravidou (de mim), a barriga começou a atrapalhar (risos). Apesar de tocar e amar guitarra, ukulele, baixo e voz, o instrumento que se comunica profundamente com o meu melhor e o meu pior é o violão.
QUESTĀO 02 | 08
Qual música pode pode ouvir no repeat sem se cansar (ou ficar doido) ?
Daniel — Tenho várias... Sempre fui destes que ouvem as mesmas músicas infinitas vezes... Mas acredito que seria justo eleger três: "Too Many Tears" (Whitesnake), "Being Boring" (The Pet Shop Boys) e Litoral Central (Geraldo Roca).
QUESTĀO 03 | 08
Conte-nos sobre a aula mais difícil ou desafiadora que você já deu !
Daniel — Sem dúvida, foi na época em que lecionava em colégios de ensino tradicional, aqui em São Paulo. Tinha uma apresentação de final de ano que a escola estava me pedindo para fazer pela primeira vez com uma turma que ia se formar. Até aí tudo bem... O problema foi convencer 20 alunos adolescentes que nunca haviam tido aula de música na escola a performar algo musical para pais e mestres no dia da formatura. Envelheci uns 10 anos nessa época, mas valeu a pena.
QUESTĀO 04 | 08
Qual, na sua opinião, é o instrumento/técnica vocal mais difícil de tocar/aprender e por quê?
Daniel — Para mim, a voz é o instrumento mais difícil de entender e de aprender. Começa que junto com a nossa voz, existe a impressão que temos dela e como a ouvimos. A voz é um instrumento que mexe com o que há de mais íntimo para quem se predispõe a aprender. É bem comum que questões referentes à autoestima, travas psicológicas e até físicas venham a tona durante as práticas. Exige além de muito conhecimento, bastante sensibilidade para lidar com os alunos e alunas. É um instrumento maravilhoso.
QUESTĀO 05 | 08
O que você considera ser a chave para o sucesso do aprendizado?
Daniel — É sempre uma somatória de fatores, mas se formos eleger um só, acredito que seja o comprometimento, tanto do aluno, quanto do professor.
QUESTĀO 06 | 08
Cite três artistas que você amaria compartilhar um palco junto ! 🕺🏻
Daniel — Que delícia! E que difícil... São tantos! Bom, David Coverdale, Patti Smith e Jimi Hendrix.
QUESTĀO 07 | 08
Divida conosco uma história engraçada referente à sua profissão!
Daniel — Toquei uma vez em um vernissage sobre um determinado livro empresarial na livraria Saraiva em um shopping grande aqui de São Paulo. Acredito que tenham calculado para mais a quantidade de espumante e as pessoas começaram a se empolgar bastante. A livraria já tinha fechado e o Shopping só estava aberto por conta da última sessão de cinema. Mesas e livros desabando, o pessoal dançando e pedindo músicas. Lembro-me de ter praticamente fugido dali para conseguir ir embora. Senão estaria tocando lá até agora (risos).
QUESTĀO 08 | 08
Qual seu segredo para ser um Superprof com um fã clube de alunos?
Daniel — HAHAHA! Não sei se tenho um fã clube de alunos, mas tento fazer meu trabalho com bastante profissionalismo e transparência.