Vento de Lua Cheia
A Cris Spechoto entrou em contato comigo em maio de 2022 trazendo esta proposta maravilhosa. Ilustrar um baralho de tarô cigano… Trinta e seis cartas que carregassem consigo um pouco da riqueza inquantificável, do simbolismo, do misticismo e da cultura desse povo com uma história tão complexa e importante.
A ideia principal era respeitar a ordem, os temas e as figuras das cartas, mas ao mesmo tempo conferir ao baralho uma nova identidade visual que fosse um pouco diferente do material que já circulava pelo mercado. A primeira decisão que tomamos em conjunto foi que o baralho seria em preto e branco. A partir daí fomos carta a carta, conversando sobre as simbologias, discutindo sobre os elementos e seus significados na leitura.
É importante dizer que apesar de ser um admirador da cultura cigana e do tarô em si, meu conhecimento no assunto era bastante limitado… e aí imagina o tamanho da minha sorte: eu tinha a deliciosa incumbência de ilustrar com bastantee liberdade esse material tão precioso e ainda por cima podia contar com todo o conhecimento e experiência da Cris que foi peça fundamental para a concepção conceitual do deck.