Auto violão Low.jpg

O Curso Livre de Musicalização tem como objetivo fazer com que o aluno se aproprie dos elementos fundamentais da música através  do cantar e tocar. Teoria e prática andam de mãos dadas para que se possa vivenciar essa linguagem tão rica em possibilidades de forma plena.

Voltado para todas as idades a partir do Ensino Fundamental II, é tanto uma forma de recapitular o que foi ensinado nas séries iniciais, quanto uma continuação na formação musical do aluno. Através da leitura, percepção, composição, apreciação musical e muitas outras ferramentas, a criança, o adolescente e o adulto  são convidados a mergulhar no universo musical podendo escolher entre três instrumentos: o violão, o ukulele e a voz.

O curso não tem um tempo fixo de duração, mas está estruturado para que ao final de um ano letivo, desde que o aluno tenha o comprometimento necessário, adquira autonomia total em seu instrumento de preferência. Em nível básico, saberá fazer a manutenção fundamental como: limpar, trocar as cordas e afinar o instrumento. Conseguirá ler, entender e escrever em diferentes formas de notação musical, além de tirar músicas, tocar e ou cantar com mais pessoas, compor, fazer arranjos, etc... 

Sou apaixonado por arte desde a mais tenra infância e lecionar veio de forma muito natural junto com o aprender. Comecei a dar aulas particulares de violão e guitarra aos dezoito anos. A formação em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM) em 2005, trouxe a multidisciplinaridade para minha prática pedagógica.

Fui estagiário e assistente de artes no Colégio Pentágono (2004) e lecionei Artes Visuais para crianças de três até seis anos na Creche São Geraldo (2005). Fui professor de musicalização e Orientação Educacional para alunos do Ensino Fundamental II na Escola Cidade Jardim – PlayPen de 2011 até 2015.

CURSO ONLINE DE MUSICALIZAÇÃO

UKULELE - Vídeo aulas com exercícios teóricos e práticos

Aprenda a tocar ukulele de forma rápida e descomplicada. Se você nunca teve contato com nenhum tipo de aprendizado musical, não se preocupe! Este curso fornece passo a passo um caminho descomplicado para que você entenda não só a mecânica envolvida no tocar, mas também que desenvolva alguma autonomia para ler cifras e entender a relação entre os acordes e as batidas em diferentes contextos. A ideia aqui é te ajudar a compreender a lógica por trás de cada conceito. Teoria aplicada à prática é a chave para fazer com que você se desenvolva de forma consciente e não se limite apenas a executar exercícios, copiar acordes e imitar batidas.  

Ukulele para iniciantes é um curso cuidadosamente concebido do ponto de vista didático. As aulas estão dispostas em ordem cronológica e cada assunto passou por uma curadoria muito criteriosa tendo em vista um único objetivo: que independente do nível de conhecimento musical, com o mínimo de dedicação, seguindo a programação sugerida, todos terão plenas condições de sair do curso com habilidade suficiente para ter alguma autonomia no instrumento e acima de tudo levar consigo um conhecimento musical que poderá ser aplicado para qualquer instrumento, ou situação prática que envolva música.

Foto por Franciele da Silva - Unsplash

AULAS INTRODUTÓRIAS

Familiarize-se com o modelo didático do curso nestas duas aulas gratuitas

CONTEÚDO DO CURSO

- Som e Música.

- Anatomia e mecânicas do Ukulele.

- Como afinar o instrumento.

- Metrônomo.

- Notas e Intervalos Musicais.

- Notas musicais no braço do instrumento.

- Acordes.

- Repertório 1

- Repertório 2

- Repertório 3

- Ritmos e batidas 

- Métodos de leitura e escrita 

AULAS PRESENCIAIS

Aulas presenciais de violão, ukulele e canto 

PLANO MENSAL:

 

- Preço: R$ 420,00 por mês.

- As aulas acontecem uma vez por semana e tem duração de uma hora.

- Não há taxa de matrícula.

- Materiais didáticos inclusos no preço.

- Plantão de dúvidas via whatsapp. 

- A mensalidade possui um valor fixo independente da quantidade de semanas no mês.

- É imprescindível que o aluno tenha uma data e um horário fixo na grade de horários.

- Este plano não possui reposição de aulas caso o aluno/aluna precise faltar, ou remarcar.

- As aulas de música são ministradas presencialmente em uma sala de aula adequada para o aprendizado musical localizada a 350 metros do metrô Santa Cruz, ou online se for da preferência do aluno/aluna.

- O professor é responsável por repor todas as aulas que precisar desmarcar.

- As aulas que caírem em feriados oficiais nacionais, estaduais e municipais não possuem reposição.

- O curso possui um único recesso oficial entre os dias 20 de dezembro e 10 de janeiro.

- Períodos de férias e viagens com duração de até 1 mês devem ser avisados com pelo menos 1 semana de antecedência para que seus dias e horários sejam garantidos no período de ausência até a data de retorno.

- As cobranças são efetuadas por meio de boleto bancário, ou Pix.

Aulas de Música

VIOLÃO | UKULELE | CANTO

O violão é um dos instrumentos mais populares do mundo, sendo peça fundamental em muitos estilos musicais: MPB, Choro, Folk, Rock, Blues, Samba, Flamenco, etc... Fácil de ser adquirido e muito completo no que diz respeito ao aprendizado musical.

DEPOIMENTOS SOBRE AS AULAS

Fitas cassete
1606745340335.jfif

Otavio

O Daniel é um cara inteligente e focado, nesses quase dois anos em que trabalhamos juntos é bem nítido o meu desenvolvimento no campo em que escolhi com ele estudar, mas além disso sinto também uma evolução como ser humano, sem exageros.

Nossas conversas são sempre muito esclarecedoras, quando não sabe algo ele tem a humildade de assumir, seguido da preocupação de pesquisar, para que numa próxima aula/encontro aquele assunto anterior venha deixar de ser uma dúvida e passamos para a etapa seguinte.

No seu estúdio onde frequentemente nós alunos nos esbarramos, seja na chegada de um e saída do outro, é comum extrapolarmos o tempo, entre diversos assuntos.
Falo de alguém que parte do sentido de humanidade e generosidade para construir sua rede e transformar mesmo que minimamente a sua volta.

ENTREVISTA PARA O SITE SUPERPROF

QUESTĀO 01 | 08

Há quanto tempo você possui uma paixão pela música, pelo seu instrumento preferido e/ou técnica musical?

Daniel — Meu despertar para o aprendizado musical foi aos 12 anos. Tinha muito o hábito de ouvir música, sou do tempo que os LP's estavam dando lugar aos primeiros CD's e as fitas K7 ainda faziam algum barulho por aí. Comecei com um violão antigo encostado e esquecido no fundo do armário. Minha mãe tinha se proposto a aprender a tocar, mas quando engravidou (de mim), a barriga começou a atrapalhar (risos). Apesar de tocar e amar guitarra, ukulele, baixo e voz, o instrumento que se comunica profundamente com o meu melhor e o meu pior é o violão.

QUESTĀO 02 | 08

Qual música pode pode ouvir no repeat sem se cansar (ou ficar doido) ?

 

Daniel — Tenho várias... Sempre fui destes que ouvem as mesmas músicas infinitas vezes... Mas acredito que seria justo eleger três: "Too Many Tears" (Whitesnake), "Being Boring" (The Pet Shop Boys) e Litoral Central (Geraldo Roca).

 

QUESTĀO 03 | 08

Conte-nos sobre a aula mais difícil ou desafiadora que você já deu !

 

Daniel — Sem dúvida, foi na época em que lecionava em colégios de ensino tradicional, aqui em São Paulo. Tinha uma apresentação de final de ano que a escola estava me pedindo para fazer pela primeira vez com uma turma que ia se formar. Até aí tudo bem... O problema foi convencer 20 alunos adolescentes que nunca haviam tido aula de música na escola a performar algo musical para pais e mestres no dia da formatura. Envelheci uns 10 anos nessa época, mas valeu a pena.

 

QUESTĀO 04 | 08

Qual, na sua opinião, é o instrumento/técnica vocal mais difícil de tocar/aprender e por quê?

 

Daniel — Para mim, a voz é o instrumento mais difícil de entender e de aprender. Começa que junto com a nossa voz, existe a impressão que temos dela e como a ouvimos. A voz é um instrumento que mexe com o que há de mais íntimo para quem se predispõe a aprender. É bem comum que questões referentes à autoestima, travas psicológicas e até físicas venham a tona durante as práticas. Exige além de muito conhecimento, bastante sensibilidade para lidar com os alunos e alunas. É um instrumento maravilhoso.

 

QUESTĀO 05 | 08

O que você considera ser a chave para o sucesso do aprendizado?

 

Daniel — É sempre uma somatória de fatores, mas se formos eleger um só, acredito que seja o comprometimento, tanto do aluno, quanto do professor.

 

QUESTĀO 06 | 08

Cite três artistas que você amaria compartilhar um palco junto ! 🕺🏻

 

Daniel — Que delícia! E que difícil... São tantos! Bom, David Coverdale, Patti Smith e Jimi Hendrix.

 

QUESTĀO 07 | 08

Divida conosco uma história engraçada referente à sua profissão!

 

Daniel — Toquei uma vez em um vernissage sobre um determinado livro empresarial na livraria Saraiva em um shopping grande aqui de São Paulo. Acredito que tenham calculado para mais a quantidade de espumante e as pessoas começaram a se empolgar bastante. A livraria já tinha fechado e o Shopping só estava aberto por conta da última sessão de cinema. Mesas e livros desabando, o pessoal dançando e pedindo músicas. Lembro-me de ter praticamente fugido dali para conseguir ir embora. Senão estaria tocando lá até agora (risos).

 

QUESTĀO 08 | 08

Qual seu segredo para ser um Superprof com um fã clube de alunos?

 

Daniel — HAHAHA! Não sei se tenho um fã clube de alunos, mas tento fazer meu trabalho com bastante profissionalismo e transparência.